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sábado, 23 de julho de 2016

Curso de ROV Introdução Parte 2

O USO DO ROV NA PROSPECÇÃO OFFSHORE


O uso do ROV na prospecção offshore é presente em todas as etapas, PERFURAÇÃO, COMPLETAÇÃO e PRODUÇÃO.


 


 1) PERFURAÇÃO
 

A - Introdução:
Após extensivo trabalho de avaliação sísmica e geológica, uma faixa de solo contendo
petróleo é localizada e a perfuração de poços pilotos através dos navios/plataformas se inicia. Se
o petróleo for encontrado, será analisado e o volume do reservatório será acessado através de
monitoração da taxa de vazão do poço. Caso o mesmo tenha boa indicação de óleo/gás, sofre um
processo de “Abandono Provisório“ para ser posteriormente “assumido” pela completação.
 

B – Segurança:
Durante toda a operação de perfuração haverá risco de explosão ou de acúmulo de gases
tóxicos e explosivos do solo perfurado.
As explosões podem acorrer se a pressão do óleo ou gás exceder a pressão da lama. Isto
pode ser extremamente perigoso, acorrendo fogo ou ainda bolhas de gás na água, de tamanha
proporção que a coluna de perfuração poderá afundar. A fim de prevenir tais acidentes, utiliza-se
um equipamento instalado no fundo do mar ( em águas profundas), logo acima da base guia,
denominado “BOP” – Blow Out Preventer, ferramenta que pesa em torno de 60 toneladas e fica
acoplada à coluna de perfuração de um poço de petróleo. Tem a função, então, de regular a
pressão do óleo que é encontrado neste poço e sobe para os diversos tipos de plataforma,
permitindo o trabalho com segurança nesses poços.



C - Embarcações de Perfuração
 

* Plataformas Semi-submersíveis: Geralmente conhecidas como “Semi-Subs”, são
embarcações de perfuração mais comuns. Elas podem ser rebocadas ou moverem-se por
propulsão própria e mantidas em posição através de âncoras ou DP (Posicionamento Dinâmico).
Quando a plataforma está posicionada, flutua com os pontões. Ao posicionarem-se, os
pontões são preenchidos com a água e a plataforma se estabilizará em sua posição para
perfuração.




* Navios Sonda: A perfuração é feita através de uma grande coluna (Moonpool) no centro
da embarcação. O navio mantém sua posição através de 4 ou 6 pontos de um sistema de
ancoragem ou por um Sistema de Posicionamento Dinâmico (DP).
Durante uma tempestade, uma embarcação poderá ter suas âncoras movidas para uma
outra posição. Isto causará uma grande perda de tempo de perfuração. Uma embarcação DP
poderá mover-se através de uma tempestade e, portanto operar mais economicamente apesar
das condições ambientais adversas.




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